top of page

25 anos de cuidado, atenção e garantia de direitos àqueles(as) que buscam uma vida longeva, saudável, feliz e digna.

Nascemos do desejo de estudantes de Ciências Sociais e Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em transformar a sociedade utilizando a educação e a tecnologia como potencializadoras para apoiar e desenvolver ações de inclusão social, fortalecendo sujeitos e comunidades. “Eram tempos de efervescência política e social, onde a busca por igualdade de direitos ressoava nas ruas e nas universidades”, dizem os fundadores Márcia, Dulcineide e Ricardo. 


Direitos humanos, cidadania e economia solidária eram alguns dos temas que norteavam as nossas ações nos anos 2000. O Projeto Informática Para Todos foi a ação pioneira em outubro de 1998, com a perspectiva de ser inovador em relação aos outros cursos de informática pagos ou oferecidos gratuitamente na Região Metropolitana do Recife. Os resultados desse projeto, e a energia e empolgação do grupo contagiaram a chegada de voluntários(as) e outros(as) profissionais(as).


Ainda na década de 90, realizamos cursos, seminários e encontros com ênfase em capacitação profissional e educação ambiental. Essas atividades logo ganharam reconhecimento, e apoio das comunidades locais e universitárias. A formalização da organização ocorreu em 08 de março de 2000, data escolhida simbolicamente por ser o Dia Internacional das Mulheres, refletindo o compromisso do grupo com a igualdade de gênero e a inclusão social. Nasceu assim, oficialmente, o Centro de Luta e Incentivo à Cidadania (CLIC), denominação inicial do Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC).


Apesar do sucesso inicial, o CLIC/CDC enfrentou um período de maiores desafios, repercutindo na manutenção das ações sistemáticas. Foi um momento para reflexão e reestruturação. Em 2010, uma nova oportunidade surge quando um grupo de profissionais comprometidos com as causas sociais decidiu somar-se aos esforços de retomada da organização. Esse grupo trouxe novas ideias, energias e recursos, resultando na revitalização do projeto original ao lado de quem já pavimentou o caminho.


De Centro de Luta e Incentivo à Cidadania (CLIC) passamos a ser Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC). Nesse momento, ampliamos nossa atuação em prol da participação social por meio do engajamento de cidadãos/ãs no controle social sobre a formulação, execução e monitoramento das políticas públicas, buscando a construção de uma sociedade inclusiva e democrática.


O CDC consolidou sua atuação na defesa dos direitos humanos, promovendo capacitação e apoio à implementação de estratégias para mulheres rurais, crianças e adolescentes, pessoas idosas, usuárias de drogas e pessoas ameaçadas de morte. Com foco na garantia de direitos, ampliou sua atuação no campo das políticas de assistência social e proteção. Além disso, contribuiu para o monitoramento e avaliação de políticas sociais, assessorando municípios e fortalecendo a participação social na gestão pública em parceria com o poder público.


Em 2024, foram definidos novos objetivos institucionais estratégicos para o triênio. Incidência Política, Promoção de Direitos e Proteção à Vida, Fortalecimento de Sujeitos Coletivos, e Institucionalidade e Organicidade/Governança guiam o fazer institucional para contribuir na democratização do estado, superação das desigualdades e efetivação dos direitos humanos, promovendo práticas coletivas e o controle social.


25 anos se passaram e ainda enfrentamos o neoliberalismo, a extrema pobreza e a violência às minorias simbólicas. Hoje, o país enfrenta desafios políticos e econômicos em um mundo mais digital, polarizado e ambientalmente impactado. A luta pela democracia, justiça social e desenvolvimento sustentável se tornou mais urgente. Reafirmamos que o nosso compromisso continua sendo a retomada da democratização do Estado e das Políticas Públicas baseadas nos Direitos Humanos, tomando como referência os ideários de interdependência entre os direitos, contribuindo para o aprimoramento do Sistema de Justiça e para o enfrentamento das desigualdades.


Comments


©2023 by CDC - Centro de Desenvolvimento e Cidadania.

bottom of page